"Há três métodos para obter sabedoria: primeiro, pelo estudo e reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo."
Qual é sua escolha?

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ácidos Nucleicos ADN e RNA
                   Os ácidos nucleicos, ADN e RNA, são polímeros constituídos por monómeros que se denominam de nucleótidos. Os nucleótidos são constituídos por um açúcar, que por acaso é uma pentose, que está ligada pelo quinto carbono a um ácido fosfórico, e está ligada pelo primeiro carbono a uma base azotada. Um nucleótido sem um grupo fosfato é denominado de nucleósido. 
                                                  
              Nucleósido                                                                    Nucleótido
                Os nucleótidos no RNA, a pentose encontrada é a ribose, enquanto que no ADN é a desoxirribose. A diferença reside nas pentoses, e é devido a elas que os ácidos que as possuem nas suas constituições têm nomes diferentes.
Existem cinco tipos de bases azotadas, a Timina, a Adenina, a Citosina, a Guanina e o Uracilo, que é exclusiva do RNA. No ADN e no RNA encontram-se duas bases púricas diferentes, a Adenina e a Guanina e duas pirimídicas, que são Citosina e a Timina, relativamente ao ADN e a Citosina e o Uracilo no RNA. 
Ácido Desoxirribonucleico
                No ADN, uma cadeia polinucleotídica (conjuntos de vários nucleótidos que ligados entre si formam cadeias polinucleotídicas, estas ligações formadas nessa cadeia denominam-se de ligações fosfodiéster, emparelhada liga-se com outra e forma uma estrutura em dupla hélice ou dupla cadeia neste caso. A união entre estas duas cadeias é feita a partir de pontes de hidrogénio, e essas ligações ligam por acaso as bases azotadas complementares e ligam da seguinte forma Adenina com Timina e Citosina com Guanina. A Adenina estabelece uma ligação dupla (apenas duas pontes de hidrogénio) com a Timina, e a Guanina estabelece por sua vez uma ligação tripla (três pontes de hidrogénio) com a Citosina. As ligações triplas são mais difíceis de serem quebradas, exactamente por serem triplas.
                A complementaridade das bases azotadas, é respeitada pelo sentido oposto que as cadeias emparelhadas apresentam, isto é, são antiparalelas. As cadeias ligam-se 5 para 3, acontecendo o inverso na extremidade oposta. As moléculas de DNA são únicas na sua composição geral e na sua estrutura. Nas várias células somáticas de um mesmo individuo, elas são, em condições normais, exactamente iguais. Em diferentes indivíduos, o ADN pode variar no número de nucleótidos, na percentagem relativa das quatro bases e na sequência com que estas se apresentam.
Ácido Ribonucleico
As moléculas de RNA são sintetizadas no núcleo, a partir do molde de uma molécula de ADN, esta síntese é possível graças à complementaridade das bases. Nas células, podemos encontrar três tipos diferentes de RNA:
RNAm (mensageiro)
rRNA ( ribossómico)
tRNA (transferência)
Nos últimos anos foram identificados novos tipos de moléculas de RNA e globalmente são conhecidos como pequenos RNA, devido às suas dimensões.




                                                                                               



Molécula de RNA

1 comentário:

  1. Pedimos desculpas, pois devido a problemas de origem informática não foi possível apresentar as imagens e algumas letras estão fora do sitio. Agradecemos a compreensão, mas não deixem à mesma de comentar.

    ResponderEliminar